#Crédito #IPVA #Planejamento Financeiro #Reabilitação de passivos #Redução de PDD #Uncategorized
6 passos para garantir a saúde financeira da sua empresa
Confie na Reabilite Aqui para te ajudar a se reerguer, até mesmo nos piores momentos
Você já pensou em ter total controle do seu orçamento e gastar somente com o que é necessário? Esse é um dos diversos significados da saúde financeira. Também significa ser capaz de pagar todas as contas (pessoais ou empresariais) e ainda reservar recursos para futuros projetos ou emergências.
Para uma boa gestão do orçamento, é preciso manter as contas do seu empreendimento 100% equilibradas, saber reduzir os custos e contar com um planejamento estratégico adequado das suas finanças — o que pode ser um trabalho bastante desafiador.
Por isso, a Reabilite Aqui separou 6 dicas infalíveis para te ajudar nesse processo. Continue a leitura desta matéria e confira cada uma delas!
1. Tenha controle das movimentações financeiras
O melhor caminho é compreender a situação financeira em que o seu estabelecimento está. Junte as informações relacionadas ao fluxo de entradas e saídas dos meses anteriores e, caso seja possível, reúna os dados dos outros anos também, para fazer uma comparação.
Faça relatórios com diferentes registros, como despesas com reparos em equipamentos e volume de vendas sazonais, por exemplo. Nessa etapa, vale pensar em tudo que tenha relação com as movimentações financeiras e que possa ser aprimorado futuramente.
2. Conte com um bom planejamento estratégico
A verdade é que o planejamento é a base para que qualquer empresa possa prosperar. Por isso, crie o costume de elaborar um planejamento todo ano. Clique aqui para baixar nossa planilha gratuita para te guiar.
Lembre-se de que, para o seu planejamento ser eficiente, é fundamental incluir os gastos em cada período, tanto os variáveis quanto os fixos, para conseguir tomar decisões mais assertivas em situações atípicas, como momentos de crise.
3. Administre corretamente o fluxo de caixa
A análise do fluxo de caixa é a principal fonte de informações sobre as movimentações financeiras do seu negócio, logo, precisa ser organizada e atualizada frequentemente.
Após as consultas, os gestores conseguem ter mais certeza de que os dados acessados representam a situação atual da empresa.
4. Fique sempre de olho nas finanças
Para garantir um controle financeiro eficaz, dominar as finanças do negócio é o segredo do sucesso. Mesmo que você tenha familiaridade sobre fornecedores, entradas, saídas, valores, entre outros pontos, é arriscado processar essas informações apenas de cabeça.
Por esse motivo, o ideal é ter uma rotina organizada para o controle de entrada e registro das informações. Além de manter os relatórios financeiros, compare todos os lançamentos e notas fiscais e analise possíveis divergências de valores.
5. Classifique as despesas
Esquematizar as despesas é uma tarefa essencial na redução dos custos do seu negócio. Através de uma pesquisa de gastos, é possível saber quais consumos podem ser deixados de lado, quais podem ser reduzidos e quais são mais relevantes.
Além disso, pode ser uma boa hora para identificar os custos variáveis e fixos do seu empreendimento. Ao classificar os gastos dessa forma, fica mais fácil de analisar se é necessário que um custo fixo continue existindo ou não, por exemplo.
6. Conte sempre com a R.A.
Estamos aqui para auxiliar você a organizar suas contas pessoais, como mensalidade escolar, energia, aluguel, condomínio e até mesmo dívidas com bancos e outras instituições.
Além disso, podemos acelerar o crescimento do seu negócio através da reabilitação de passivos e redução significativa da sua lista de PDD.
Aproveite este final de ano para entrar em contato com a nossa equipe de especialistas e confiar em nossos benefícios. A Reabilite Aqui ajudará você a reestruturar suas finanças!