#Crédito #IPVA #Planejamento Financeiro #Reabilitação de passivos #Redução de PDD #Uncategorized

IPVA 2023: tudo que você precisa saber sobre o tributo está aqui

Entenda a definição da sigla e descubra o que fazer para não deixar seu pagamento atrasar

O início do ano é sempre definido por aquelas despesas pessoais que costumam apertar o orçamento, o que pode até triplicar seus gastos mensais. Para quem tem veículo próprio, o principal centro de custo é o IPVA. 

Pensando em te ajudar a entender tudo sobre essa taxa anual, a Reabilite Aqui preparou esta matéria com muito carinho. Vamos te guiar em direção a tão sonhada liberdade financeira, para que você comece 2023 com o pé direito e o nome limpo. Boa leitura! 

O que é IPVA?

A sigla corresponde ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, e é um tributo cobrado anualmente de todos os cidadãos que possuem carro, moto ou algum outro tipo de transporte registrado no próprio nome.

Essa é uma taxa que varia a partir do preço de mercado de um automóvel e seu estado residencial. O valor arrecadado é sempre dividido entre o estado e o município em que o veículo está registrado.

Isenção da taxa

Dependendo da idade do seu veículo, você pode solicitar a isenção do IPVA. No estado de São Paulo, por exemplo, automóveis com mais de 20 anos de fabricação podem estar isentos desse imposto.

De forma geral, a isenção também é liberada para aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência. Porém, as regras específicas de isenção para cada estado podem ser encontradas no portal online do Detran da sua região.

Não atrase seu IPVA!

Caso você não se encaixe no público que recebe a isenção do IPVA, é muito importante que você fique atento e não deixe essa despesa acumular.

Afinal, o atraso nesse pagamento resulta em uma multa acrescida de juros a cada dia que você passa sem quitar a dívida – o que pode acabar sujando seu nome a longo prazo.

Por isso, a R.A. está aqui para te ajudar a parcelar seu IPVA com muita tranquilidade e segurança. Clique neste link aqui e evite passar por dificuldades financeiras no começo de 2023!

Inscreva-se na nossa newsletter